Açucenas

Açucenas

Nome científico: Liliumcandidum

Nome comum: Açucenas ou lirios

Altura: Aproximadamente 1 metro

Caraterísticas

As açucenas são plantas pertencentes à família das Liliáceas. Estas belas plantas são originárias do mediterrâneo e podem encontrar-se em vários terrritórios do continente europeu e asiático.

Quanto aos seus traços pode dizer-se que esta planta possui um bolbo de boas proporções. Também possui folhas alongadas ou lanceoladas, possuindo formosas flores que podem apresentar-se em ramos de flores com umas 15 unidades, em media.

Quanto à forma destas flores, são similares à de uma trompeta. A sua floração dá-se no verão e o seu uso é sobretudo decorativo (o uso destas flores está muito extendido nos bouquets de noiva), embora também se usem para criar essencias para perfumes.

Para cultivar estas plantas há que ter certos cuidados. Dentro destes encontramos a necessidade de receber uma boa quantidade de luz solar, que poderá ser direta ou em semissombra. Também é importante saber que é uma planta de climas quentes, embora nunca ultrapassando os 27 graus.

Além disto requer um bom solo rico em nutrientes e boas quantidades de água. Por isso requer água todos os dias, embora evitando saturá-la.

Em relação às suas doenças, pode dizer-se que podem ser atacadas por pragas de piolhos, pulgões ou percevejos. Também pode ser atacada pelo fungo conhecido como botrytis.

Significado das açucenas

O significado da açucena relaciona-se diretamente com o coração e com a inocência do espírito. Além disto também é ideal para expressar um amor puro e delicado já que o pudor e a elegância acompanham o significado desta flor.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.