Azaléias

Azaléias

Nome científico: Rhododendron

Nome comum: Azaléia e Rododendro

Altura: De 50 cm até aos 2 metros

Caraterísticas

A azaléia é uma planta que pertence à família das Ericáceas. Esta planta possui formosas flores em forma de sinos que podem ser tamanhos grandes e também se apresentam em cachos abundantes.

As flores desta planta apresenta-se em várias flores sento as vermelhas, laranja e rosas as mais populares. Além disto deve saber-se que o florescimento desta planta se dá terminado o inverno e começando a esperada primavera.

Em relação às folhas ou folhagem desta planta pode dizer-se que é muito verde e quando chega ao inverno convertem-se em folhas púrpuras. Quanto aos seus caules, estes podem crescer bastante, dependendo se se encontram em zonas internas ou externas. Em qualquer caso, estes são de aparência arborizada e são muito resistentes.

Se desejas cultivar estas plantas deves saber que relativamente aos seus vuidados, dever ser muito cuidadoso com a sua rega. Esta planta requer boas quantidades de água pelo que, no verão, deve regar-se todos os dias. Deve também evitar-se o estancamento da água e dar-lhe uma boa luz solar.

Deve evitar-se a luz direta do sul, pelo que é recomendável colocá-la em semissombra. Também requer um solo rico, pelo que aquele que contiver humus é o ideal.

Algumas das doenças que as azaléias podem sofrer são os percevejos ou os ácaros que podem danificar ou murchar a planta.

Significado das azaléias

Em relação ao significado desta flor pode-se falar de romance quando se oferecem as suas flores. Também conta com significados relacionados com a paixão e com a fragilidade.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.