Beladona

Beladonas

Nome científico: Atropa Belladonna

Nome comum: Beladona, Botão negro, Tabaco borde

Altura: Dos 50 cm até alcançar um metro e meio

Caraterísticas

Esta planta pertencente à família das Solanáceas é herbácea de tipo perene. As beladonas destacam-se pela sua alta toxicidade. Esta conta também com uns frutos muito atrativos que costumam confundir-se com mirtilos.

Os usos desta planta, devido às suas propriedades, são amplos. Por exemplo, usa-se como planta medicinal para relaxantes musculares ou também para combater problemas da vesícula.

Quanto aos seus traços físicos, pode dizer-se que possui umas folhas de cor muito verde e de formas e tamanhos desiguais. Também possui flores formosas, as quais são de cor púrpura. Estas contém cor amarela na zona central e possuem um odor bastante desagradável que avisa do seu veneno.

No caso de querer ter este tipo de planta, deve saber-se que podem cultivar-se usando sementes que devem embeber-se em água quente antes de serem semeadas.

Para a terra, requer uma que seja rica em nitratos pelo que se recomenda a aboná-la com adubo. Além disso deve ter uma rega que seja medida, mas de forma frequente. Quando à luz, prefere os sítios de sombra. A floração desta planta deve dar-se no decorrer do mês de maio até ao mês de agosto.

Quanto às pragas, podem ser atacadas pela aranha-vermelha e também pelos pulgões.

Significado das Beladonas

Apesar de ser uma planta venenosa, as flores das beladonas trazem consigo o significado da sinceridade.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.