Clematis

Clematis

Nome científico: Clematis Flammula

Nome comum: Clematis ou Clemátide

Altura: De 1 a 5 metros aproximadamente

Caraterísticas

A planta conhecida com o nome de clematis ou clemátide pertence à família das plantas Ranunculáceas. Este género carateriza-se por possuir mais de 250 espécies e são, em geral, trepadoras.

Nos seus caules encontram-se traços como serem arborizadas e também possuir folhas perenes e também de tipo caduca. Além disto pode dizer-se que graças aos cruzamentos que se realizaram se podem encontrar alguns exemplares destas plantas que não são trepadoras, mas são herbáceas.

No caso das flores desta planta, estas não contam com pétalas, mas sim um grupo completo de tépalos. Estas flores contam com uma forma de sino e são bissexuais. Além disto apresentam-se em cores como o branco e também o azul.

Os usos desta planta são variados, mas deles sobressaem o uso nos canteiros ou em jardins para adornar pérgulas.

Os cuidados não são muito complicados, mas o ideal é protegê-la da luz solar, sobretudo as suas raizes. No caso dos caules, recomenda-se que tenham uma boa luz. Desta forma a planta requer uma boa terra, composto e água suficiente.

Significado das flores da clematis

Quando oferecemos uma clematis a uma pessoa, o significado que esta tem é de agrado do pensamento de outro. Além disto e dependendo da cor e da flor pode dizer-se que é uma boa forma de chegar ao coração.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.