Freesias

Freesias

Nome científico: Freesia x hybrida

Nome comum: Freesias ou Fresilha

Altura: Aproximadamente 30 cm

Caraterísticas

As freesias são plantas pertencentes à família das iridáceas. Estas contas com a sua origem em terras do continente africano na região meriodonal.

É uma planta bolbosa que possui folhas de cor verde intenso e escuro. As flores desta planta são em forma de sino e podem medir uns 3 cm. Estes são encontrados em inflorescências e além disso apresentam uma grande variedade de cores.

As flores das freesias são muito fragrantes e florescem na primavera. Dentro dos usos destas plantas encontramos a sua função como planta de decoração de interior ou também para adornar belos jardins.

Ter uma destas plantas requer alguns cuidados específicos. Por exemplo, requerem uma boa luz solar, embora esta deva ser obtida na sombra. Não devem ser expostas à luz direta do sol, já que as flores podem danificar-se.

Além disso são flores de climas temperados tendendo para os quentes, pelo que os gelados podem matá-las. Quando aos requisitos nutricionais, estas requerem um solo bem abonado mas que não seja muito ácido. Para a sua rega deve ter-se em conta que estas devem regar-se duas vezes por semana quando estiverem em floração.

Em geral, as freesias mostram-se como plantas muito resistentes às pragas.

Significado das freesias

Em relação ao significado desta flor podemos dizer que as freesias falam de inocência. Desta forma, oferecer as suas flores é uma boa forma de espressar amizade.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.