Goiveiro

Goiveiro

Nome científico: Matthiola Incana

Nome comum: Goiveiro

Altura: De 30 até 80 cm.

Caraterísticas

Desta planta podem encontrar-se várias espécies. Algumas das mais famosas são as amarelas, embora as brancas sejam também muito queridas. Um traço muito apreciado nesta flor é o seu perfume.

Se falamos do goiveiro, a primeira coisa que devemos saber é que esta planta de folhas perenes pertence à família das crucíferas. Em relação ao seu cultivo deve dizer-se que estas formosas flores são de origem mediterrânea e que podem encontrar-se sobretudo na zona da costa. Por exemplo, é uma flor muito popular nas Ilhas Canárias.

Quanto aos seus traços, o goiveiro apresenta uns caules altos e rigidos, Além disso é arborizada e as suas folhas são pontiagudas. O que mais chama a atenção desta plansa são as suas formosas flores que crescem em forma de espigas e que são possuidoras de muitas florzinhas compostas por 4 pétalas.

A cor das flores mais comuns desta planta são o branco e o amarelo, embora os goiveiros púrpuras também estejam bastante estendidos.

Para plantar um goiveiro é necessário fazê-lo no outono ou na primavera. O goiveiro é uma planta que requer bastante luz solar e água, pelo menos 2 vezes por semana.

Não podemos ter estas plantas em temperaturas maiores que os 23 graus e também devemos evitar que a terra seque completamente. Os meses de floração são desde março até julho.

Significado da flor do goiveiro

Dependendo da cor da flor, podem ter vários significados. Por exemplo, com as flores de goiveiro amarelas estamos a transmitir fidelidade nos tempos mais difíceis. No caso das flores brancas expressamos modéstia. Na sua versão púrpura o seu significado é beleza.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.