Iris

Iris HD

Nome científico: Iris Germânica

Nome comum: Lirio comum, iris ou lirio morado

Altura: De 60 a 90 cm

Caraterísticas

A planta da iris geralmente conhecida como lírio é uma planta da família das Ridáceas. Esta é originária do continente Europeu e conta com folhas longas em forma de fita que podem medir uns 40 cm. Estas folhas apresentam-se erguidas e são verdes em tons claros.

As flores do lírio oferecem bastante perfume e também um grande tamanho. Normalmente apresentam-se em grupos de umas seis flores e são de cor violeta ou púrpura. Além destas cores também se podem encontrar em cores amarelas, brancas, vermelhas e também flores mosqueadas.

Dentro dos usos da iris está o decorativo, embora nas suas raizes esta tenha um suco que pode utilizar-se como purgante.

Além disto é uma planta muito formosa para se ter nos jardins. Neste caso requer cuidados específicos como boa quantidade de luz, mas obtida desde um ponto de semissombra. Além disto, deve saber-se que é tolerante ao frio, mas não ao calor extremo.

Requer além disso um solo bem nutrido e bem hidratado. Requer uma boa drenagem já que o estancamento pode danificar a planta. No caso da rega, esta apenas deve dar-se uma vez por semana na etapa da floração.

Algumas das doenças que atacam esta planta são a heterosporiose e a septoriose. Da mesma forma que pode apresentarse a oxidação.

Significado da flor da iris

No caso dos lírios azuis, estes significam boas notícias. No caso das flores iris brancas, é uma boa forma de dar esperança e o iris comum ajuda com elementos de elevação do espírito.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.