Jacintos

Jacintos rosa

Nome científico: Hyacinthus

Nome comum: Jacinto

Altura: Vai desde os 15 cm até os 30 aproximadamente.

Caraterísticas

O jacinto é uma planta proveniente das terras da Turquia, embora também predomine em países como a Siria e Líbano. Esta planta foi muito popular por muitos séculos já que desde o século XVI se cultivava em várias zonas do continente europeu.

Em relação à família do jacinto, pode dizer-se que este pertence à Liliaceae. Reconhece-se sobretudo por ser uma planta com traços bolbosos e na qual se apresentam de 4 a 6 folhas. Estas encontram-se retas e a sua altura média varia entre os 15 e os 30 cm.

As folhas dos jacintos contam com cores muito intensas. Dessa forma as suas flores são amarelas, brancas, rosadas ou violetas, as quais além disso oferecem uma deliciosa e forte fragrância.

Esta planta também conta com um forte bolbo que aparece várias vezes por ano e que se forma desde o centro.

No caso de querer ter esta formosa planta, que serve de ornamento ou também para ter um belo jardim, podem adquirir-se uns bolbos, os quais devem ser plantados no solo ao iniciar a primavera.

Para cuidar bem desta planta é então necessário ter uma boa terra e nunca deixá-la muito molhada, embora evitando igualmente que esteja totalmente seca.

Significado dos jacintos

Quando se deseja expressar o afeto que se sente por uma pessoa, uma das flores que se podem oferecer são uns belos jacintos. Além disto, esta flor também simboliza o jogo e para os mais trabalhadores e lutadores, a constância.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.