Lavanda

Lavandas

Nome científico: Lavandula

Nome comum: Alfazema ou lavanda

Altura: De 25 a 90 cm

Caraterísticas

A planta da lavanda conta com uma grande variedade de espécies. Algumas delas são as dentadas, as lanatas e também as spicas. A família da lavanda é a das Labiadas, a qual conta com umas 20 espécies.

A origem desta planta encontra-se na zona do Mediterrâneo e apresentam-se sobretudo nas ilhas conhecidas como as Canárias e também nos Açores.

Esta planta de tipo perene tem o seu florescer todos os anos. Também conta com folhas de traços pontiagudos e possui formosas flores de tipo bilabial. Estas flores são de cor muito azul e também se apresentam em tons violetas. As flores apresentam-se em grupos e com forma de espigas.

As lavandas são flores com muita fragrância e que requerem bastantes cuidados quando se vão plantar. Por exemplo, requerem boa quantidade de luz solar e também um clima quente que não baixe dos 15 graus mas que não seja superior aos 25.

Quanto ao solo, esta planta é bastante adaptável, embora seja necessário que este possua uma boa drenagem. Não precisa de fertilizantes para o seu cultivo mas aconselha-se a ajudá-las com um líquido nutritivo umas duas semanas antes de se dar a floração.

Dentro dos seus usos podem encontrar-se como flores decorativas, também para fabricar essências ou perfumaria, e também para adornar jardins.

Significado das Lavandas

O significado desta formosa flor violeta é o da desconfiança. Também representa a beleza.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.