Lilás

Lilás

Nome científico: Syringa Vulgaris

Nome comum: Lilo ou lilás

Altura: De 3 a cerca de 7 metros

Caraterísticas

As lilases são um tipo de arbusto, embora também sejam consideradas uma árvore de pequeno tamanho. Este arbusto pertence à família das Oleaceae e tem a sua origem nas terras das Balcãs e também no sul e zona este da Europa.

Esta pequena árvore conta com folhas de tipo caducas, as quaia são de forma pontiaguda ou lanceolada. Possui uma cor escura na zona do feixe e a cor da parte de trás é completamente branca. Da mesma forma as folhas são dentadas e com lã.

As flores lilases são de cor violeta, embora também se apresentem em cor branca. Estas flores são de pequeno tamanho e oferecem muita fragrância. Este arbusto também oferece um fruto que se apresenta numa capsula que é de forma alongada.

Dentro dos usos das lilases, podem encontrar-se como arbustos de jardins e no caso das suas flores, estas usam-se para obter a sua essencia e fabricar perfumes.

O florescimento deste arbusto dá-se na primavera. No caso de se plantar uma destas plantas deve saber-se que não é exigente quanto aos solos e que tolera muito bem os que são arenosos ou secos. Além disto, resiste bem ao frio e para que floresça, requer invernos gelados.

Além disto é importante conhecer que os melhores solos para esta planta são aqueles que são neutros e que contam com uma boa humidade. Por isso requere-se uma rega minima de 2 vezes por semana, evitanto sempre que a terra seque por completo.

Significado dos lilases

O significado do lilás é o amor e também a inocência.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.