Lírios

Lírios

Nome científico: Iris germánica

Nome comum: Lírio cárdeno, Lírio morado, Lírio azul o Lírio comum

Altura: De 60 a 90 cm

Caraterísticas

Os lírios são plantas perenes que possuem caules de quase um metro de comprimento. Estes são bastante fortes e neles podem encontrar-se as folhas e flores do lírio. As flores desta planta são de grande tamanho e apresentam-se numa grande variedade de cores. Destas cores, as mais populares são os brancos.

Além disto, deve saber-se que as flores do lírio possuem bastante fragrância pelo que costumam usar-se na fabricação de perfumes. A estas flores extrai-se a sua essencia fragrante e esta é usada na perfumaria.

Quanto aos traços desta planta, esta possui flores de 6 pétalas.

Além dos usos na perfumaria, os lírios são também plantas decotarivas e também se usam como plantas medicinais. Dentro destes usos, encontram-se os lírios como diuréticos e também para ajudar com os sintomas de doenças como a asma ou a bronquite.

Também são bons para controlar espasmos do tipo gastrointestinal. Quando se usa em doses muito maiores, podem ser usados como purgantes.

Além destes usos, os lírios dão boas plantas para ter no jardim e os cuidados minimos que requerem são um terreno bem nutrido e hidratado, e luz do sol, mas não de forma direta.

Significado dos lírios

A linguagem das flores do lírio vai focar-se na pureza e também na elevação ou graça do espírito. É ideal para oferecer como símbolo da pureza.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.