Mimosas

Mimosa

Nome científico: Mimosa pudica

Nome comum: Mimosas, mimosa sensitiva, sensitiva

Altura: Aproximadamente 1 metro

Caraterísticas

A planta conhecida como mimosa pertence à familia das plantas Fabaceae. Esta forma parte das plantas originarias de tópico americano e possui folhas em pares. Estas folhas contam com uma particular forma de feto e apresentam um traço muito singular: estas encolhem-se quando são tocadas.

Além disto deve-se saber que as folhas das mimosas se encontram franzidas de noite. Da mesma forma a planta da mimosa possui flores de tamanho pequeno que se apresenta em cor malva.

A floração da mimosa dá-se nos meses de verão. Esta planta conta com usos de cultivo em jardins, embora também possa crescer em interiores e exercer  funções de decoração.

Se se decidir cultivar, devem prestar-se alguns cuidados como a necessidade de luz em grandes quantidades, embora nunca de forma direta. Desta forma requer temperaturas temperadas que não sejam inferiores aos 13 graus.

Além do anterior, são plantas que requerem de boas quantidades de água pelo a rega deve ser constante. Tabém requerem de um chão com bons nutrientes e com espaço suficiente entre elas, já que possuem grandes raizes.

A vida desta planta é relativamente curta, já que apenas dura uns 5 anos.

Significado das mimosas

Quanto ao significado desta planta, pode dizer-se que expressa grande sensibilidade e também alegria. É especialmente útil para destacar a juventude e o seu entusiasmo.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.