Nenúfares

Nenúfar

Nome científico: Nymphaea

Nome comum: Lírio de água, Nenúfares, Ninfea

Altura: De 3 a 5 metros aproximadamente

Caraterísticas

Esta planta aquática também conhecida como Lírio de água ou flor de Lotus, forma parte da família da Nymphaeaceae. Esta planta têm a sua origem nos lagos de África e também em alguns países do continente asiático.

Quanto às suas caraterísticas deve saber-se que esta planta conta con diferentes folhas. As primeiras são aquelas que se encontram debaixo de água e as segundas são as mais compridas que se encontram na parte superior e são as que se vêem a flutuar.

A floração desta planta dá-se em pleno verão e pode durar entre 4 a 5 dias. Nestes dias a planta exala uma forte fragrância similar ao brandy.

Em relação ao uso desta planta, podem encontrar-se como decoração nos lagos ou também as suas flores para decorar as casas. Além disto é bom ter presente que os nenúfares contam com umas 1700 variedades de espécies.

No caso de querer cultivar esta formosa planta, deve-se saber que estas requerem águas que sejam tranquilas e também onde possam receber boa luz do sol. Desta forma deve evitar-se que a água se encontre contaminada com matéria orgânica pelo que se recomenda a retirar muito bem as folhas e plantas mortas.

Algumas das pragas que atacam esta planta são o famoso pulgão, também alguns escaravelhos e uma grande variedade de fungos.

Significado dos nenúfares

No momento de querer expressar a pureza dos nossos sentimentos para com alguem, uma boa forma de o fazer é dando uma flor de nenúfares.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.