Petunias

Petúnias púrpura

Nome científico: Petunia hybrida

Nome comum: Petunias

Altura: De 30 a 50 cm

Caraterísticas

As petúnias são plantas herbáceas do tipo perene que formam parte da família das Solanaceae. Esta planta tem a sua origem nas terras do Brasil e da Argentina.

Esta planta conta com flores que se apresentam de forma individual ou duplas. Assim podem ser determinadas ou indeterminadas, e podem possuir rebordos ondulados e apresentar-se lisos.

Estas flores dão-se numa grande variedade de cores, havendo desde o branco passando pelas flores azuis, as violetas, as rosas e as vermelhas. Assim podem apresentar-se em diferentes combinações de cores.

A floração desta planta ocorre na época da primavera, mas também se pode dar no verão.

Em relação aos usos das petúnias, esta é muito variado sendo as principais na decoração de jardins e de interiores.

No caso de as cultivar, há cuidados a ter em conta. Esta planta precisa de uma boa quantidade de luz que se deve obter com exposição direta ao sol. Assim mesmo requere um bom clima temperado, embora seja mais resistente ao frio.

No chão em que se semeie esta planta deve contar-se com bons nutrientes, também se deve ter uma boa drenagem e sempre contar com boa humidade. Por isso requer uma rega abundante, sobretudo na época de floração.

Devemos evitar molhar as flores e também regar por volta do meio dia. Algumas das doenças da planta são o apodrecimento dos caules e das raizes, e nas pragas podem apresentar-se pulgões, aranhas-vermelhas e nematóides

Significado das petúnias

O significado geral das petúnias é a astúcia.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.