Violetas

Violetas

Nome científico: Viola odorata

Nome comum: Violeta, Violeta de cheiro, Violeta de jardim, Viola.

Altura: 10-15 cm.

Caraterísticas

Esta pequena planta herbácea é perene e de raiz carnosa. Expande-se mediante estolões pudendo formar uma boa cobertura no solo de lugares sombreados. As suas folhas são radicais, arredondadas, com um pecíolo alterno e a sua base em forma de coração.

As suas flores são de grande tamanho, com cerca de 2 cm de largura. São muito perfumadas, com um aroma doce, e muito chamativas, podendo apresentar-se em cor violeta e branca. Estas apresentam cinco pétalas, duas delas eretas. Existem numerosas variedades com cores de flor como o azul, o amarelo, o branco ou o rosa.

A cultivação desta flor é bastante simples. As violetas são muito úteis para a decoração interior e exterior das casas. No exterior é muito útil para cobrir certos lugares do jardim onde apenas chega a luz do sol, pois essa é a sua iluminação preferida.

A floração destas flores é feita no final do inverno. As violetas aparecem muito cedo, antecipando a primavera e a sua floração termina um mês antes do verão. Prefere uma iluminação sombreada suave e o solo que necessita para crescer saudável deve ser fértil e estar bem regado.

Necessita de uma rega regular de pelo menos duas ou três vezes por semana. Devemos prestar muita atenção e evitar que o terreno chegue a ficar totalmente seco. As pragas que podem afetar estas flores são os ataques de pulgões e fungos.

Significado das violetas

As violetas simbolizam a simplicidade e delicadeza. Com elas podes demonstrar a calma que essa pessoa te transmite ou podes demonstrar esse amor que sentes que não és capaz de declarar, já que as violetas também significam subtileza.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.