Nome científico: Laurus Nobilis
Nome comum: Loureiro
Altura: Até uns 15 metros de altura
Caraterísticas
O loureiro é um arbusto que pertence à família da Lauraceae. Esta planta conta com a sua origem nas terras do Mediterrâneo e conta com uma longa história. Este foi usado principalmente com fins medicinais, embora também seja muito atrativo para jardins.
Quanto às suas caraterísticas, pode dizer-se que são perenifolios e que contam com folhas de um tom verde muito forte. Estas folhas são ovais e apresentam uma grande quantidade de oleos que proporcionam bastante fragrância.
Este arbusto floresce na primavera e oferece umas pequenas flores . Estas são de cor amarela, e pelo seu tamanho podem ver-se muito pouco. Além disto o arbust o do loureiro dá um fruto que é de cor negra e que fica maduro chegada a época do outono.
Nos cuidados desta planta pode dizer-se que são resistentes ao sol pelo que podem viver ao ar livre. Em todo o caso não se recomenda a tê-lo em climas extremos de calor ou de frio, recomendando-se temperaturas de uns 15 graus como mínimo e de 25 graus como máximo.
Além disto deve ter-se um solo bem nutrido ao qual deve agregar-se uma quantidade de areia para ajudar com a drenagem e a humidade. Quando à rega, esta deve ser abundante, sobretudo em climas ou épocas de calor.
Dentro das pragas que podem atacar o loureiro, encontram-se as famosas cochonilhas e também à aranha de tipo vermelha.
Significado dos loureiros
Este arbusto conta com um significado de nobreza. Desta forma, e graças à suas história pode dizer-se que também nos fala de vitória.