Conselhos para iniciar a tua horta urbana numa mesa de cultivo

Conselhos para iniciar a tua horta urbana numa mesa de cultivo

Com a evolução dos tempos citadinos, existe cada vez mais a necessidade de trazer a cultura agricula para as nossas cidades, e uma das coisas que ficou muito na moda recentemente foram as hortas urbanas, que se tratam exatamente disso mesmo: pequenas hortas que podemos ter no nosso jardim ou até mesmo apartamento.

Na continuação vamos aprender tudo o que precisamos de saber para criar uma dessas hortas urbanas, esta com a ajuda das famosas mesas de cultivo.

Mesas de cultivo

Uma horta urbana não necessita obrigatoriamente de uma mesa de cultivo, podemos perfeitamente agarrar em alguns vasos e plantar ervas aromáticas (por exemplo) e isto já é considerado horta urbana. Mas se queremos elevar a faísca para o patamar acima, ou fazer algo bem mais profissional, então não dispensamos destas práticas mesas de cultivo.

Existem uma enorme variedade de mesas de cultivo, tanto em tamanho como em tipo de material, por isso facilmente encontramos alguma que vá de acordo com as nossas necessidades de jardinagem. Podes verificar aqui algumas das melhores mesas de cultivo no mercado.

Para além de uma mesa de cultivo, precisamos de um bom espaço para ela. Este espaço deve conseguir boa luz natural e seja bem ventilado. Obedecendo a estes requisitos, então teremos todas as condições necessárias para iniciar a nossa horta urbana profissional.

Características de uma horta urbana

Ter muita luz

Como já falámos antes, é necessário que a mesa de cultivo receba muita luz natural. Dá-se importância a que esta venha do sul e que dure diversas horas, mas não é obrigatório. Se o espaço onde ficará a mesa de cultivo não recebe assim tanta luz, pode-se optar simplesmente por plantar variedades que não tenham tanta necessidade de luz natural (as alfaces são um bom exemplo de verduras que não necessitam de muita luz).

Um bom substrato

Um bom substrato (ou terra) rico em nutrientes é essencial para o crescimento de qualquer horta. Existem diversos tipos de substratos e são indicados para certos tipos de horta, o ideal é conseguir uma boa combinação para um crescimento saudável. É necessário também adubar o substrato, mas em qualquer loja de jardinagem encontramos os melhores adubos.

Irrigação, manual ou automática

A irrigação pode ser manual ao automática, tudo depende do nosso gosto pela nossa horta urbana e da nossa disponibilidade. Para jardineiros iniciantes, o ideal é fazer-se tudo manualmente e aprender-se com a experiência, mas mais tarde pode-se optar por um sistema por gotejamento em que nos auxiliará a cuidar da nossa horta de forma mais mecanizada.

Plantas, sementes ou brotos

Enquanto que com brotos saltamos algumas etapas do desenvolvimento da nossa horta, começando com sementes obtemos a experiência total de criar toda uma horta. Haverá plantas mais difíceis ou mais fáceis de cuidar no seu estado semente, mas é tudo uma questão de gosto.

Início da nossa horta urbana

Já temos a nossa mesa de cultivo num local bem iluminado e ventilado, já sabemos pelo que é que uma horta urbana é constituída, é hora de por mãos à obra e tornar-nos pequenos jardineiros.

Artigos relacionados
Lista das flores mais bonitas do mundo. Descobre o significado das flores.