Nome científico: Chrysanthemum x morifolium
Nome comum: Crisântemos
Altura: De 20 cm a 1,50 metros
Caraterísticas
Os crisântemos formam parte da família das Compositae. A sua origem encontra-se em terras chinesas e é lá onde o seu maior uso se dá. Dentro destes usus e graças à sua beleza encontra-se o trabalho ornamental.
Esta flor apenas chegou nos finais do seculo XVIII à Europa e desde esse tempo foi uma flor muito famosa. Esta planta conta com folhas simples de cor verde em tons cinzentos. No caso das flores, estas são grandes e encontram-se agrupadas em caules.
Além disto, as flores dos crisântemos oferecem cores muito variadas que vão dos brancos, passando pelos amarelos e creme até chegar aos tons rosados e também pessego.
A floração da planta do crisântemo dá-se apenas já no final da época de verão e também ao iniciar o outono. Para cuidar bem desta planta deve saber-se que se podem ter tanto em jardins como para ajudar na decoração do lar .
Em todo o caso precisará de uma boa quantidade de luz do sol. Da mesma forma precisa de uma temperatura equilibrada e quente, já que o frio afeta a sua floração. Também requer uma boa terra antes de se realizar a plantação e de uma boa drenagem do solo. Recomenda-se regar esta planta deixando passar um dia e que a àgua não toque na folhagem.
Algumas das pragas que as atacam são as aranhas vermelhas e também pode pode apodrecer o seu caule ou a raiz.
Significado dos crisântemos
O significado dos crisântemos pode variar segundo a sua cor. No caso do amarelo é amor, mas que vai decaindo. No caso do branco é honestidade. Os crisântemos vermelhos significam amizade.