Nome científico: Primula acaulis
Nome comum: Primavera ou prímulas
Caraterísticas
A prímula é uma planta de tipo perene que possui uma grande variedade de especies. Atualmente conhecem-se umas 550, entre as quais se destacam as aceulis, a obconica e também a vulgaris.
Dentro dos usos destas plantas podem encontrar-se para semear em vasos ou também para adornar um jardim.
No caso de as usarem para o jardim, deve ter-se em conta os seguintes cuidados. No caso de ser verão o melhor é protegê-las da luz direta do sol. Já no inverno pode dar-se-lhe mais luz direta, já que esta tem menos força.
Quando à temperatura, as prímulas precisam de um clima temperado já que o frio é prejudicial para as plantas . Além disto requere uma terra com bons nutrientes, drenada e com humidade.
Pelo anterior, é necessário que se regue de forma constante evitando que o solo se apresente seco na sua totalidade. Também não se deve deitar muita água ou deixar que esta acumule, já que pode apodrecer a planta.
No caso dos nutrientes, esta planta requere um bom ambiente rico em elementos como o potássio.
Algumas das pragas que se podem apresentar nesta planta são a aranha-vermelha, os pulgões, os fungos, os caracois e as moscas brancas.
A floração da-se desde o mês de novembro até ao mês de março.
Significado das prímulas
No significado das flores , esta flor é a juventude. De acordo com a cor da sua flor pode significar pureza no amor, no caso da branca. Para a flor azul é amor doce e na cor malva é a inocência.